Para quem não é do Nordeste (como eu que sou de Goiás), a tapioca se torna um prato não tão comum assim na nossa alimentação... Ela é um alimento naturalmente brasileiro, que tem como origem um alimento dos indígenas. Quando levada ao fogo essa goma forma um biju, algo do tipo de uma panqueca com um sabor neutro e nutritivo. Ela tem levado fama de "engordar" por causa dos recheios "engordiets": manteiga, queijos e até leite condensado. Mas essa ideia vem se revertendo, pois ela não contém glúten, é pouco calórica, prática e versátil.
Por ser um alimento natural tem baixo teor de sódio, sem gorduras, rico em carboidratos de fácil absorção.
Dica: acrescente na sua goma, chia ou linhaça para aumentar o seu valor nutritivo e teor de fibras.
Agora vou ensinar a fazer a goma, de uma forma bem simples.
Ingredientes:
1 kg de polvilho azedo
Água
Um pano de prato limpo
-Como fazer?!
Em um refratário grande você deve colocar o polvilho. Cubra até três dedos acima do polvilho com água, misture bem e deixe descansar na geladeira pela noite. Ao acordar, no outro dia, o polvilho estará com uma textura parecida com aquelas de "massinhas de modelar" (aquelas que as crianças usam mesmo). Por cima dela, haverá um pouco de água transparente, retire essa água. Misture bem e com o pano de prato limpo, cubra e aperte. Deixe assim por cerca de 5 horas na geladeira. Depois tire e passe a massa na peneira (essa parte é a que dá mais trabalho kkkk).
Clique aqui e aprenda a fazer uma tapioca deliciosa com ovo frito sem nada de óleo! :O
Antes de passar pela peneira assim fica a goma triturada grosseiramente apenas com as mãos:
A tapioca é extremamente versátil em todos seus recheios. Vão de doces até salgados. No meu instagram, recentemente postei uma receita de tapioca com banana e brigadeiro fake, basta acessar lá... Agora, na foto abaixo o recheio foi peito de peru e requeijão light.
Quer acompanhar minha alimentação diária e não perder nadinha? Seja meu seguidor nas redes sociais!
Clique aqui e saiba mais um pouco sobre minha vida, minha história, minha essencia...