23 maio, 2014

Proteína: engorda?


Porque não posso fazer exercício sem me alimentar?
Posso consumir proteínas à vontade?
Proteína engorda?
Hoje vamos falar sobre isso. Muitos amantes de musculação afirmam que quanto mais proteína ingerirem, melhor. Pensam que proteína não tem uma quantidade limitada a ser consumida. Será ?
Na verdade, a proteína é um macronutriente, e os macronutrientes(carboidratos, lipídeos e proteínas)  fornecem energia. O que não podemos negar é a importância dela no nosso organismo. Ela está presente em cada célula dele e é ela quem constrói nossos músculos. :D Então quer dizer que posso consumir proteínas a vontade e quanto mais proteína ingerir mais músculos ganho? Não é bem assim.  Na verdade nosso organismo possui uma quantidade certa para cada nutriente: uma quantidade  certa a ser consumida de carboidratos, lipídeos e até proteínas.
A glicose (ao consumir o carboidrato) é armazenada, o glicogênio, no fígado. Os triglicerídeos (ao consumir lipídeos)  ficam armazenados no tecido adiposo. A proteína, sendo um componente estrutural e funcional, não possui reserva. Ela está concentrada em maior quantidade nos músculos. Ao faltar glicose ou ácidos graxos no organismo, ele produz energia a partir da proteína e ocorre a perca de massa magra. Por isso fazer exercícios sem se alimentar corretamente é prejudicial ao seu organismo, e não benéfico.

A partir desse conceito podemos afirmar que basicamente a proteína é convertida em glicose no organismo. Nosso organismo possui uma quantidade exata de nutrientes a serem ingeridos. Qualquer quantidade ingerida acima das necessidades para a síntese protéica será metabolizada, portanto a ingestão de proteínas em excesso NÃO aumenta a massa muscular do indivíduo e sim, engorda. O ideal e essencial é buscar o equilíbrio.   




   Quer ver receitas fits, lights e diets?  Clique aqui!  





Quer acompanhar minha alimentação diária e não perder nadinha? Seja meu seguidor nas  redes sociais!
Instagram: @vivendo_em_dieta


   Clique aqui e saiba mais um pouco sobre minha vida, minha história, minha essencia... 


0 comentários:

Postar um comentário